Submissão de trabalhos



Programação Apresentação Painel
Regras Painel
Programação Apresentação Oral
Regras Oral

Submissão de trabalhos online. Acesse o sistema de submissão clicando aqui.

A Comissão Organizadora do II SBPA / XI ENCOGERCO comunica que a submissão de trabalhos para o evento poderá ser feita nas seguintes datas:

Data limite de submissão 15 de julho de 2018
Avaliação dos resumos 16 de julho a 10 de agosto de 2018
Envio dos resultados aos autores responsáveis a partir do dia 16 de julho de 2018 até 10 de agosto de 2018
 

NORMAS PARA A SUBMISSÃO:

1. Os trabalhos devem ser escritos na forma de resumo simples em português. Não serão aceitas descrições de projetos sem resultados.

2. O arquivo deverá ser enviado on line, através do link acima indicado. Para enviar um trabalho, a pessoa necessita estar registrada no sistema on line de inscrição no site www.praiaegestao.com.br/sis .

3. Serão aceitos resumos acadêmicos/científicos, assim como resultados de experiências de boas práticas/trabalhos técnicos.

3.1. São considerados resumos acadêmicos/científicos aqueles que apresentem resultados que procedam de pesquisas científicas.

3.2. São considerados resumos de trabalhos técnicos aqueles que apresentem resultados de experiências práticas, desenvolvidas por gestores públicos, ONGs, empresas de consultoria, acadêmicos, entre outros.

3.3. Todos os resumos devem expressar explicitamente a contribuição dos resultados apresentados para o estudo de praias e gestão costeira.

4. Na submissão dos resumos deverão ser informados os dados do primeiro autor e dos coautores que serão inseridos individualmente. Os dados necessários de cada autor são: Nome, Sobrenomes, e-mail e CPF ou passaporte para estrangeiros.

5. Os resumos devem incluir:

Introdução: apresentar a fundamentação, destacando a importância/relevância e os objetivos do trabalho (mínimo 100 e máximo 125 palavras).

Metodologia: detalhar e destacar o método utilizado. Descrever etapas em ordem cronológica (mínimo 100 e máximo 225 palavras).

Resultados e discussão: apresentar os dados obtidos, análise e discussão dos resultados. Destacar a participação da comunidade, em caso de existir, e a alteração da situação problema (mínimo 200 e máximo 400 palavras).

Conclusão: Relacionar os resultados alcançados e sua contribuição para a Gestão Costeira Integrada (mínimo 100 e máximo 150 palavras).

Fonte financiadora e agradecimentos: citar organismo financiador e/ou apoio recebido para a execução do trabalho (sem mínimo nem máximo de palavras, este campo pode ficar em branco).

Atenção:

a) O sistema bloqueará e avisará a autor, caso o mínimo ou máximo de palavras não seja cumprido;

b) Existirão duas modalidades de apresentação de trabalho, sendo o autor responsável do envio quem escolhe entre: apresentação oral ou painel. Na categoria “oral”, a decisão final ficará a cargo da Comissão Científica, podendo o resumo ser indicado para a apresentação na modalidade painel.

6. O tamanho mínimo do resumo será de 500 palavras e o máximo de 900 palavras, contendo cada campo a quantidade mínima e máxima específica. Não será permitido que nenhum campo do item 5 fique em branco, exceto o item Fonte Financiadora.

7. É proibido incluir subtítulos, figuras, gráficos e/ou tabelas no resumo.

8. Cada autor que envie resumo pode eleger um dos três eixos principais, no qual encaixe melhor seu trabalho, conforme a relação descrita abaixo. A Comissão Científica se reserva o direito de redirecionar um resumo para um eixo mais adequado, se assim julgar necessário.



Grandes Áreas Subáreas
Praia

·         Ecologia
·         Hidrodinâmica
·         Morfodinâmica
·         Processos costeiros
·         Sedimentologia
·         Outros

Gestão de praia/costeira

·         Erosão costeira
·         Integração de bacias hidrográficas e zonas costeiras
·         Lixo no mar
·         Mudanças climáticas
·         Segurança de praias
·         Vulnerabilidade e risco costeiro
·         Gestão com base ecossistêmica
·         Planejamento e ordenamento espacial marinho e costeiro
·         Áreas protegidas
·         Outros

Governança

·         Percepção do gerenciamento costeiro pela sociedade
·         Sociedade civil e gestão
·         Educação ambiental
·         Participação social
·         Interação homem e meio ambiente
·         PNGC e instrumentos de gestão
·         Outros

9. Cada participante poderá aparecer como autor em um número indeterminado de resumos, mas poderá apenas expor oralmente ou em painel até um máximo de 2 trabalhos por inscrição.

10. Todo o conteúdo do trabalho submetido será de responsabilidade do autor que o submeteu através do sistema online de inscrição/submissão dos resumos no site www.praiaegestao.com.br/sis

11. A data limite para o envio de resumos será de 15/07/2018.

A Comissão Coordenadora do IISBPA e do XI ENCOGERCO estará considerando a possibilidade de publicar trabalhos destacados do evento em uma revista científica de destacada qualidade e circulação.

Formas de participação no II SBPA e XI ENCOGERCO:

Apresentação ORAL:

A exposição oral é o método tradicional de apresentação de trabalhos científicos ou técnicos, com apoio de um projetor. Cada apresentação terá um turno estabelecido pela organização e o autor disporá de 10 minutos para realizar a exposição, com cinco minutos adicionais, para que os assistentes possam realizar perguntas.

Requisitos da elaboração de exposições orais:

- Cada apresentação deve estar elaborada em português.
- Todo trabalho deverá incluir o nome do(s) autor(es), sua instituição e um e-mail de contato. - A apresentação deverá ser entregue aos organizadores, com antecedência suficiente no dia de apresentação (segundo seja informado pela organização) e o autor deverá estar na sala e na hora que lhe seja indicada pela organização no programa do evento.
- Recomenda-se a apresentação em formatos MS-PowerPoint (*.ppt e *.pptx) ou pdf.
- Se o autor tiver exigências particulares para sua exposição (som, vídeo, internet, formato excepcional…) deverá comunicá-lo com antecedência suficiente a organização. Esta comunicação não garante que todas as exigências possam ser atendidas.

Apresentação em POSTER (PAINEL):

A exposição via painel é um método alternativo de apresentação de trabalhos científicos ou técnicos, com a confecção de um banner em papel ou lona. A sessão de painéis ocorrerá todos os dias do evento e durará cerca de uma hora. O apresentador do painel deve ser o responsável por pendura-lo e retira-lo do local a ser indicado pela comissão organizadora do evento.

1 - Estrutura e conteúdo do painel

Dimensões do Pôster - 90 cm largura x 120 cm altura

Itens que deverão constar no painel:

Cabeçalho com o nome e logomarca da Instituição;

Título (idêntico ao do resumo aceito);

Nomes dos autores e respectivos departamentos e, ou, unidades acadêmicas;

Introdução e, ou, justificativa; objetivos; material e métodos ou metodologia; resultados e, ou, ações desenvolvidas; conclusões e, ou, considerações finais. Se essenciais, poderão constar principais referências bibliográficas;

Instituição de financiamento se houver

Outras considerações:

O painel deverá apresentar clareza e poderá ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis;

As informações deverão ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;

O texto do painel deverá ser em um tamanho de fonte que permita a sua leitura a uma distância de pelo menos 1 metro.

2 - Regras para a apresentação do painel

Os autores deverão afixar o painel no dia a ser indicado pela comissão organizadora.

Para cada painel estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, identificado com o número do painel.

A apresentação do painel deverá ser feita pelo autor responsável pela submissão. No caso de impedimento justificado do mesmo, o trabalho poderá ser apresentado por um outro co-autor. Não é permitida em nenhuma hipótese a apresentação do painel por terceiros, não autores do trabalho.

O autor deverá permanecer junto ao painel durante toda a sessão. É importante que o mesmo não saia do local, sob pena do autor não ganhar a certificação.

O painel deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão de apresentação.

Prêmio Jovem Pesquisador

Durante o II SBPA / XI ENCOGERCO serão realizadas premiações aos melhores trabalhos apresentados no evento.

Serão duas categorias de premiação:

- Graduando e

- Pós-graduando.

O processo de seleção dos trabalhos premiados ocorrerá da seguinte forma:

Todos os resumos aprovados para apresentação tanto no formato oral como em painel serão avaliados durante a sua apresentação e pontuados pela comissão científica do evento sob os critérios de:

    - Originalidade;

    - Qualidade (objetividade e clareza textual);

    - Criatividade;

    - Significância técnica e/ou ambiental.

    - Forma e qualidade da apresentação;

    - Consistência metodológica;

    - Relevância dos resultados.

Todos os trabalhos inscritos estarão automaticamente participando da seleção. Os trabalhos serão avaliados por pelo menos dois membros da comissão científica. O resultado final será divulgado na Solenidade de Encerramento do II SBPA / XI ENCOGERCO no dia 19 de outubro de 2018.

Datas Importantes
Abertura do Evento
Fique por dentro
15
out
Trabalhos científicos
Envie seu trabalho até 15/07
15
jul
Inscrições
Promoção para inscrições até 15/07
15
jul