HISTÓRICO

Com apenas uma edição, o Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas - SBPA marcou época. Realizada no ano de 2001 na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o evento reuniu profissionais de todo o Brasil atuantes nas áreas de morfodinâmica de praias, erosão costeira, gestão e ecologia. O evento ainda contou com a participação de inúmeros pesquisadores estrangeiros de renome.

Apenas agora em 2018, dezessete anos após a primeira edição é que será realizada a segunda edição desse importante evento sobre as praias brasileiras ainda integrado com o décimo primeiro Encontros Nacional de Gerenciamento Costeiro - XI ENCOGERCO.

Entre os anos de 1991 e 1997 foram realizados pelo Ministério do Meio Ambiente cinco encontros com objetivo de promover a difusão de informações e a articulação entre a União, Estados e Municípios com limites marinhos e as entidades da Sociedade Civil, incluindo ONGs, universidades e seus pesquisadores professores e alunos, além de importantes setores da iniciativa privada. Os Encontros Nacionais de Gerenciamento Costeiro - ENCOGERCOs realizados no período mencionado serviram de fórum para construção de ações de gerenciamento costeiro no território nacional.

Na década 2000 foram organizados outros quatro ENCOGERCOs, nos anos de 2002 (Santos-SP), 2004 (Salvador-BA), 2006 (Florianópolis-SC) e 2009 (Rio de Janeiro-RJ), todos eles organizados e executados pela sociedade civil, mais especificamente sob o comando da OSCIP Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro.

No ano de 2017, o Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), através do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro (PPGC) do Instituto de Oceanografia (IO), se propõem a retomar a série de ENCOGERCOs, resgatando o forte viés de avaliação do processo de gerenciamento costeiro integrado no Brasil. O presente evento tem origem nas discussões postas durante o II Congresso Ibero Americano de Gestões Integrada de Áreas Litorais – GIAL, realizado em Florianópolis em 2016 e organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Red Iberoamericana de Manejo Costero Integrado (RED IBERMAR).

Datas Importantes
Abertura do Evento
Fique por dentro
15
out
Trabalhos científicos
Envie seu trabalho até 15/07
15
jul
Inscrições
Promoção para inscrições até 15/07
15
jul